segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

NO BICO DO CORVO!

2012 está no bico do corvo! Está acabando e foi um ano bem legal. Lancei um e-book. Minha Oficina de dublagem funcionou todos os meses em São Paulo e fora de São Paulo. Por conta disso conheci muita gente boa em diversas cidades do país e alguns se tornaram bons amigos. Coloquei um programa de rádio de duas horas de duração no ar e o mantive por todas as semanas até o final do ano. Comecei um novo programa de TV. Criei novos personagens para o rádio e para a TV. Revivi velhos personagens nos dois programas. Participei de um projeto de programa de rádio muito divertido criado por amigos. Fui convidado a dar entrevistas em programas de rádio, de TV, ao vivo, gravados, pessoalmente, pela Internet, de amigos, de desconhecidos. Fui a mais eventos este ano do que em qualquer dos anos anteriores, em São Paulo e em outros estados. Termino o ano iniciando o projeto de um áudio-livro. E ainda dublei muitos filmes e traduzi vários.
Realmente foi um ano cheio de atividades. Pena que devo ter feito tudo muito mal, já que, durante todo o ano, cada vez que alguém me agraciou com um “Parabéns” ou um “Bom trabalho”, estava se referindo apenas a UM ÚNICO trabalho que fiz há trinta anos!
Mesmo assim, gostei de ter feito. Tudo o que fiz este ano e tudo o que fiz há trinta anos. Tudo foi ótimo. E eu não tomo jeito. Em 2013 é capaz de eu repetir!
Agradeço aos que participaram dos meus sonhos e das minhas maluquices. Ajudaram a fazer com que acontecessem. Aos que não participaram porque não quiseram, não acreditaram ou não deram importância, pena... como eu disse, foi um ano bem legal! Aos que quiseram participar mas não puderam, 2013 está aí na porta! Vamos começar tudo de novo. Tem sonho e maluquice de monte pra gente correr atrás!
Posso até estar velhinho, no bico do corvo, como o mundo esteve há alguns dias e o ano está hoje. Mas igualzinho ao mundo e ao tempo, ainda não acabei! Que venham sonhos e maluquices! Que venha 2013! 

domingo, 30 de dezembro de 2012

GRAVAÇÃO DO QUADRO "ISTO FALA"

O quadro ISTO FALA do programa Vozes é o mais divertido de gravar, embora seja o mais trabalhoso. Fazer um personagem diferente a cada quadro é um belo exercício. Usar roupas diferentes, fazer maquiagens, colar bigodes, mudar posturas, andava com saudade de tudo isso. É quase como reviver um romance! O velho Atanásio, o Tatá, o seu Gumercindo e outros que ainda virão me faziam falta! E voltar a interpretá-los é como rever velhos amigos que deixei meio esquecidos em algum camarim do antigo Teatro Santana.
E a grande revelação do quadro é Fábio Balaguer, um dos sócios da Casa do Herói, que está se saindo um escada muito bom em todos os quadros!

sábado, 29 de dezembro de 2012

VOZES 21/12/2012

Neste programa teríamos a presença de Cinthia que, nos tempos da Jovem Guarda, foi Cidinha Santos e ouviríamos a cantora Renata Versolato acompanhada de seu irmão Léo ao violão. Não sabemos porquê, Cinthia não apareceu. Sorte dos irmãos Versolato que tiveram um programa inteiro só pra eles!

VOZES 14/12/2012

No segundo programa, tivemos a presença de Sílvio Ribeiro, o Papai Noel mais antigo em atividade no Brasil e do rapper James Lino.

VOZES 07/12/2012 - ESTRÉIA!

Nosso programa de estreia na www.tvgeracaoz.com.br. Tivemos a felicidade de poder estrear o programa com o que havia de melhor: Ciro Jatene e a cantora Letycia.

UM NOVO COMEÇO!

Aqui está o novo blog. Mas é a cara do velho!!! Pois é... O mundo não acabou, 2013 vem aí, mas o blog ficou com a mesma cara! Só não vai ficar com o mesmo conteúdo. Por enquanto, vamos republicar tudo (ou quase tudo) o que estava no antigo Papo com o Machado. Mas depois disso, este blog vai concentrar tudo o que a gente produzir, seja em textos, em programas de rádio, de TV, sejam curtas, quadros de humor... tudo!
O blog está mais ou menos com a mesma cara. Mas vai ser um meio de contato e de notícias mais constantes a partir de 2013. Quem viver, verá!

PAPO DE MÃE E FILHA



Marly Bortoletto e Letícia Bortoletto deram o brilho necessário para o último programa ao vivo de 2012. Num papo divertido, descontraído, contaram coisas de sua vida e até momentos engraçados em que uma fez o papel da outra em teatro!
Seu Gumercindo, é claro, tentou cantar Funiculi Funicula, mas se conteve em respeito às "minina". Caio César participou pouco porque, como ele mesmo diz, fica sem ação perto de mulheres bonitas. E com as duas no estúdio foi covardia!
Em janeiro, voltamos com o Papo com o Machado ao vivo! Nas próximas semanas de dezembro, teremos melhores momentos de programas anteriores.
Publicado no dia 13/12/2012

UM CHUVEIRO DE INFORMAÇÕES NO PAPO!



Nesta semana, o Papo com o Machado foi QUASE cultural. Robson Kumode falou de cinema, de Internet, da junção de linguagens e de mídias, da criação da 8KA e das coisas novas que virão em breve. Melissa Garcia detalhou processos de como são gravadas as vozes originais para animações, o preparo necessário, as sutis mas importantes diferenças entre esse tipo de trabalho e a dublagem convencional.
O QUASE cultural ficou por conta do seu Gumercindo, é claro, que até tentou cantar Funiculi Funicula com os visitantes. Mas o Caio César, como sempre, manteve o controle no estúdio para o programa seguir em frente!
Na próxima quarta-feira, ouça ao vivo, às 20 horas.
www.sb4.com.br
Publicado no dia 06/12/2012

PAPO SÉRIO!


SílvioPuertas falou a sério sobre o passado dos eventos de fãs de animes e sobre o começo do sucesso das séries japonesas. Carlinhos Silveira falou sério a sério sobre teatro, sobre dublagem e sobre a vida. Os Internautas e todos os participantes falaram a sério sobre o fim do mundo “programado” para dezembro. 
O grande Caio César, seríssimo, até chegou dez minutos antes! E Sílvia Goiabeira e Mauro Castro fizeram uma visita com toda seriedade no final do Papo com o Machado. 
Mas, claro, o seu Gumercindo Castreoto não colaborou com a seriedade do programa, interferindo e esculhambando tudo!
Na próxima quarta-feira, ouça ao vivo, a partir das 20 horas!
www.sb4.com.br
BASTIDORES 14 - 28/11/2012

Publicado no dia 29/11/2012

PAPO ÍTALO-RADIOFÔNICO.


Papo com o Machado da semana foi recheado de surpresas, com a participação da Daniela Piquet e de Carlos Falat
Daniela falou de suas viagens pelo mundo afora negociando produtos artísticos brasileiros, Falat mostrou todo seu talento como radio-ator e os dois encantaram todos com suas habilidades, seus personagens e suas histórias.
 
E, claro, seu Gumercindo Castreoto, achando que estava em maioria italiana por causa da Daniela, infernizou a ponto de precisar que o Caio César tomasse uma providência.
Na próxima quarta-feira, às 20 horas, ouça ao vivo e participe!
www.sb4.com.br
BASTIDORES 13 - 21/11/2012

Publicado no dia 22/11/2012

PAPO DO SUL PARA BASTIDORES.



O programa da semana passada foi gravado. Por isso não houve convidados. As pessoas não teriam como interagir, então preferimos guardar os convidados para o programa ao vivo. O motivo da gravação foi uma viagem para levar a Oficina de Dublagem até a cidade de Sobradinho, no Rio Grande do Sul. 
Como não tivemos um programa normal, também teremos um Bastidores não muito normal. Gravamos um especial para vocês lá em Sobradinho, com um apanhado do que aconteceu. 
Assistam e aguardem. Em breve divulgaremos os nomes dos convidados para o próximo Papo com o Machado!

Publicado no dia 11/11/2012

PAPO PICOTADO.



A Informática resolve muitos dos nossos problemas mas, às vezes, nos trai! O software que grava os programas resolveu ter uma crise idiossincrática e fez estrepolias. Em alguns momentos deixou de gravar e, tão sem explicação como quando parou, voltou a funcionar. O resultado é que perdemos alguns pequenos pedaços do programa. Mas foram apenas trechos. O programa está quase inteiro aí. Apreciem o papo com uma das vozes mais lindas do mercado brasileiro: Alessandra Araújo.
Na próxima quarta-feira, um novo programa! Não percam!
www.sb4.com.br
BASTIDORES 10 - 31/10/2012

Publicado no dia 01/11/2012

BRUXARIAS E CULTURA GERAL NO PAPO.



Esclarecedora a participação de Sandra Monte, encantadora a participação de Márcia Regina e o resultado foi um programa esclarecedor, encantador e divertido.
 
Contando sempre com o auxílio luxuoso de Caio (Ai-Meu-Deus) César, a colaboração de visitantes ilustres e os abusos do seu Gumercindo Castreoto que ficou mais insuportável ainda com os paparicos da Márcia!
Na próxima semana, ouça ao vivo! Quarta-feira, às 20 horas.
www.sb4.com.br
BASTIDORES 9 - 24/10/2012

Publicado no dia 18/10/2012

CLIMA DE FESTA NO PAPO!


A simpatia de Sílvia Goiabeira e o humor de Fábio de Castro encantaram a todos no Papo desta semana.
O Papo sobre mudanças de temperatura rolou em clima descontraído e festivo, contando ainda com a participação de Mauro Castro que compareceu como segurança da Sílvia.
Seu Gumercindo Castreoto, claro, infernizou como sempre, mas o auxílio luxuoso de Caio César deu um equilíbrio pra manter o clima agradável!
 
Na próxima quarta-feira, ouça ao vivo e participe. A partir das 20 horas!
www.sb4.com.br

BASTIDORES 8 - 17/10/2012

Publicado no dia 18/10/2012

COZINHANDO O PAPO!



Ah, como era grande! O Papo desta semana foi fantástico! Mesmo com a falta do Caio César que cozinhou a gente em fogo lento e deu o cano, tivemos o apoio da marenda completa que ele enviou ao estúdio, Fernando Rocha, Daniela Campos e Cleber Daniel.
E a presença do casal maravilha, Vanessa Alves e Paulo Celestino deu um brilho especialíssimo ao programa, apesar das intervenções intempestivas do seu Gumercindo Castreoto. Falou-se de tudo, de cinema a culinária, passando por dublagem, televisão, teatro...
Só ouvindo mesmo pra poder apreciar. Então clica lá em cima pra ouvir.
E na semana que vem, na quarta-feira às 20 horas, escute o programa ao vivo e participe!
www.sb4.com.br
Publicado no dia 11/10/2012

PAUTA LIVRE NO PAPO!



A quem chegou a pouco de fora, vamos botar por dentro. Pode parecer uma frase estranha pra começar, mas foi assim que rolou o programa. Afinal, onde tem Tânia Gaidarji tem trocadilhos e frases de duplo sentido o tempo todo. E o programa teve que rolar com essa tônica: pauta livre!
Tivemos Affonso Amajones combativo e uma surpresa trazida pela Tânia: Bob Floriano!
Contamos também com a participação de dois amigos que apareceram pra assistir a transmissão e acabaram entrando na dança: Cristiano Capellaro e Fernando Rocha.
Todo mundo sob a vigilância atenta de Gumercindo Castreoto e Caio César.
O Papo com o Machado é transmitido AO VIVO toda quarta-feira às 20 horas.
www.sb4.com.br
Publicado no dia 27/09/2012

CHOQUE É PAPO ANTIGO!


Esta semana o Papo com o Machado demonstrou que nem os “velhinhos” estão tão fora dos anos 2000, nem a “molecada” é tão chatinha e alienada. Flávio Dias e Flora Paulita deram um banho de conhecimentos, informações e, principalmente, de entendimento entre gerações. Todos se divertiram muito e chegamos à conclusão de que a Internet, longe de afastar pessoas e aliená-las em um mundo solitário, as aproxima e promove um entendimento maior até mesmo entre gerações que antes viviam em choque.
Tudo com o auxílio luxuoso do Grande Caio e a sempre atenta (e impertinente) supervisão do Gumercindo Castreoto!
Se não ouviram, a chance está aí.
Mas na próxima quarta-feira ouçam ao vivo, às 20 horas.
www.sb4.com.br
Publicado no dia 20/09/2012

BOB ESPONJA, ANDRÓIDE 17 E FAGUNDES? ISSO É QUE É PAPO!



Programa sem Caio César, isto é, sem auxílio com as mensagens. Além disso a ameaça de um dos convidados não comparecer por questões de saúde. Mas vamos lá. Afinal, um programa onde se tem Figueira Jr. e Ênio Vivona já é um programa e tanto.
De repente, um segundo antes de começar, Wendell Bezerra, apesar da gripe forte, entra no estúdio!
Aí o Papo rolou sobre tanto assunto que não dá nem pra contar. É melhor ouvir!
E na próxima quarta-feira, ouça ao vivo às 20 horas. Participe! Entre na página do Papo com o Machado no Facebook e sugira um tema para discussão. Se seu tema for escolhido, você ganha um e-book Versão Brasileira autografado!
www.sb4.com.br
Publicado no dia 13/09/2012

CARNAVAL EM SETEMBRO? QUE PAPO É ESSE?

Ma eu me disse que o programa dessa semana ia ser uma esbórnia, não me disse? Pois é, tô eu aqui de novo, Gumercindo Castreoto, explicando as bagunça que quelo belo faz no programa. Tivemo a participaçom do Silvio Giraldi, do Tatu e do Dão, da ala de compositores da Escola de Samba Unidos de Vila Maria.
Só que quelo belo e o seu Chico Cabeça de Bode fazem tanta confusom em quelo programa, que perdêro o começo, pode? Tem uns quinze minuto faltando na gravaçom. Mas é só o começo. O resto do programa tá lá.
E se num tivé nada melhor pra fazê na quarta que vem, escuta essa bagunça ao vivo, às oito da notte!
Publicado no dia 06/09/2012

PAPO DE ARQUITETURA COM A VETERINÁRIA

Tudo muito calmo e em andamento no estúdio da SB4. Gal Spitzer tinha acabado de desocupar o espaço após a gravação de seu programa Expressão Popular. Descansava na sala de espera antes de trocar a roupa de cena por uma com a qual pudesse sair na Av. Rio Branco impunemente. 
Enquanto isso, Chico Cabeça de Bode preparava o estúdio para o início do Papo com o Machado. 
Esperávamos conversar com artistas, vozes famosas, mas, no fim, acabamos entrevistando uma veterinária e um arquiteto! Como isso aconteceu? Ouçam o Papo com o Machado com a participação de Fábio Moura e Luciana Baroli e descubram!
 
 
 
Na próxima quarta-feira, às 20 horas, ouçam ao vivo e participem!
www.sb4.com.br
Publicado no dia 30/08/2012

PAPO DA ALEGRIA!

A alegria tomou conta do Papo desta semana, com o Xibum e o Paulo Porto!
 
Informações e papos de bastidores da TV e de shows rolaram soltos.
Caio César curtiu a festa. Quem não gostou muito foi o Severo, já que não havia "mulezinha" no programa com a qual ele pudesse se casar "lá em terra dele". Mas o Tatá curtiu muito a presença do palhaço. E todos curtiram o papo.
Na quarta que vem, esperamos que você escute a gente ao vivo pela www.sb4.com.br!
Publicado no dia 16/08/2012

BASTIDORES AO MENOS!

Enquanto o Papo com o Machado novo não chega, deem uma espiada nos bastidores do programa da semana passada.


Publicado no dia 16/11/2012

CORRIGINDO UMA FALHA!


Temos gravado em vídeo os bastidores do programa Papo com o Machado que vai ao ar ao vivo todas às quartas-feiras pela web-rádio SB4. Temos divulgado esses pequenos vídeos pela nossa página no Facebook mas não temos colocado os vídeos aqui. Estamos corrigindo essa falha. Aí embaixo estão os sete vídeos já gravados. A partir da próxima semana, os futuros Bastidores estarão aqui também, junto com o áudio dos programas.
BASTIDORES 1 - 29/08/2012


BASTIDORES 2 - 05/09/2012


BASTIDORES 3 - 12/09/2012


BASTIDORES 4 - 19/09/2012


BASTIDORES 5 - 26/09/2012


BASTIDORES 6 - 03/10/2012


BASTIDORES 7 - 10/10/2012


Publicado no dia 12/10/2012

PAPOS E SUMIÇOS... OU PAPOS E MISTÉRIOS!



Mais uma vez o Papo com o Machado não foi gravado! Infelizmente, não temos a íntegra do programa com a Rosinha. Mas temos o Bastidores, o que já é alguma coisa. E, por sorte, as chaves do Mistério da semana ficaram intactas e ainda aparecem no vídeo. Se você não conseguiu desvendar enquanto ouvia ao programa ao vivo, tente achar a solução agora:
DE QUE MANEIRA O CRUZEIRO DO SUL APARECEU NO PROGRAMA?
Respostas pela nossa página no Facebook. O grande decifrador de enigmas que for o primeiro a mandar a resposta certa ganha o e-book Versão Brasileira AUTOGRAFADO!
Publicado no dia 04/10/2012

O FILÓSOFO VOADOR

Dover Tangará se foi. E com ele, mais um pedacinho da História do Circo no Brasil. Grande astro do trapézio no passado, aplaudido por multidões por todo o país, terminou sua vida nas ruas da cidade, sem colants brilhantes, sem voos gravitacionalmente impossíveis, sem público.
Quase no fim da vida foi redescoberto por um escritor: Eduardo Rascov, que escreveu O FILÓSOFO VOADOR, contando a história de Dover Tangará. De um Dover que ele conheceu nas ruas, morando em lugar nenhum, comendo o que conseguia. Um Dover cheio de histórias pra contar de um passado glorioso. Um Dover que ainda mantinha seu orgulho, sua pose de artista, sua postura de atleta dos ares, mesmo morando na rua.
Na semana passada, mãos que talvez um dia, quando ainda eram bem pequenas, aplaudissem seu espetáculo mágico, surpreendente e emocionante, agora grandes e fortes, substituíram as palmas pelo espancamento. Dover, não se sabe por que, não se sabe por quem, foi espancado até a morte! Tempos tristes. Tempos violentos.
Não há grandes notícias sobre o caso, não há comentários na mídia, afinal, para a maioria, foi só mais um miserável morto. Ninguém o atingiu com balas de metralhadora dentro de um cinema ou com uma pistola dentro de uma escola. Mas o fim de história de Dover Tangará faz parte de todo esse conjunto de coisas. Mesmo não sendo a grande notícia do momento.
Ao menos um livro sobre ele está escrito. Há que se agradecer a Eduardo Rascov por esse registro. O FILÓSOFO VOADOR está na Bienal e hoje haveria uma tarde de autógrafos com a presença de Dover Tangará.
Ele não vai estar lá. Estará sendo enterrado às 16 horas no cemitério do Araçá. Talvez ele esteja dando seu último voo fenomenal, o maior que já realizou em toda a sua história, por cima de toda a cidade que o criou, o amou, o aplaudiu e o matou. Talvez quem esteja na Bienal possa sentir esse voo, possa fazer de conta que está vendo o Tangará voador passando por cima do evento e possa, em homenagem e respeito, dar a ele o último aplauso.
Afinal, não haverá bis!

Publicado no dia 09/08/2012

PAPO ENTRE AS DIVAS E O DOURADO!


Muito divertido o programa com as divas Isabel de Sá e Raquel Marinho. Muitas histórias rolaram, muita risada aconteceu e muita coisa se esclareceu sobre a preferência quanto a livros tradicionais e novos formatos.
 
 
 
E ainda tivemos, de brinde, a participação do Power Ranger Dourado, Guilherme Marques.
 
O Severo ficou doido com a presença de mulheres no estúdio. Até o Tatá ficou mais ousadinho. Quem não gostou muito foi o seu Gumercindo, como sempre. Mas todos se divertiram muito, incluindo o GRANDE HOMEM dos contatos imediatos com os internautas, Caio César.
  
 
Você não ouviu? Então clique aí embaixo, ouça e divirta-se!

Publicado no dia 09/08/2012